Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2013



   Geração X


A geração X é formada pelos adultos que tem entre 30 e 45 anos. Para eles a carreira é importante. Boa empresa é a que oferece plano de carreira, você começa como office-boy e pode chegar a presidente. É possível galgar toda a hierarquia organizacional. Tempo de “casa” é fator decisivo para promoções e aumento de salário.
Essa geração é resistente a mudanças, gostam da estabilidade e da rotina. Veem com certa desconfiança serem chefiados por jovens da Geração Y, custam a acreditar na capacidade deles, acha que lhes falta experiência.
A geração X jogou Enduro no Atari, cantou Legião Urbana, fez curso de datilografia e ouviu que falar inglês era um diferencial no mercado de trabalho.
Viveu sobre forte inflação, onde produtos eram remarcados no supermercado até 3 vezes ao dia.
A geração X gosta de mostrar poder: carro, casão, títulos, tudo isso é poder. Uma sala exclusiva e bem grande na empresa demonstra status.
Essa geração acompanhou as rápidas mudanças tecnológicas e alguns foram atropelados por elas. O mercado de trabalho mudou muito, evoluir foi necessário e muitos não conseguiram ou não quiseram acompanhar essas mudanças.
É uma geração pé no chão, reciosa e desconfiada.
A geração X trabalhou num mercado onde as regras eram claramente definidas e tem alguma dificuldade em entender que as promoções hoje acontecem por competência e não mais por tempo de casa e títulos no currículo.
Diferente da geração Y que deseja fazer parte da conquista e realizações da empresa, a Geração X almeja ganhar dinheiro; não arrisca muito, faz o feijão com arroz, não busca inovação constante e se contenta com a rotina e evolução pouco a pouco da carreira. Para a geração X, trabalho é trabalho. Já para a geração Y, trabalho e diversão muitas vezes é a mesma coisa.
A próxima geração, a que nasceu neste século XXI terá ainda mais valores diferentes. Provavelmente a separação em real e virtual não existirá, afinal eles nasceram sobre forte tecnologia.
Para a geração século XXI a forma de adquirir conhecimento será constante, estarão conectados a todo o momento, o mundo estará na ponta dos dedos.
É complicado ainda falar dessa nova geração, teremos que esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário