Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de março de 2013

 Pequena empresa postura grande.

O início de um empreendimento sempre remete à ideia de uma equipe de trabalho pequena – ou, em alguns casos, uma ‘equipe’ formada por uma pessoa só. Por este motivo, muitos de nós nos consideramos verdadeiros ‘faz-tudo’. E, de fato, somos. Conheço essa situação muito bem, já que, em meus dois empreendimentos, minha equipe é bem enxuta, mas nem por isso menos comprometida e competente. Todos buscam dar o melhor de si para o sucesso do negócio.
No meu caso, a estratégia para lidar com essas equipes foi separar os departamentos e atribuições, organizar um cronograma de ações e um organograma funcional. Sim, mesmo com uma equipe pequena, em que um único colaborador é responsável por muitas funções, é fundamental termos um organograma. Dessa maneira, trabalhamos sabedores do que cada um faz e nos habilitamos, ainda que algumas vezes intuitivamente, para auxiliar no crescimento da empresa.
Outra estratégia implementada foi focar nos processos e olhar para meus empreendimentos, mesmo que ainda pequenos, como grandes. De que maneira? Dando atenção para todas as etapas produtivas, priorizando o planejamento estratégico e o monitoramento, reduzindo o desperdício de custos e de tempo na execução das ações.
Uma das táticas mais importantes foi estabelecer uma comunicação transparente e eficaz com a equipe. Acredito que, enquanto a empresa ainda é pequena e conta com uma equipe enxuta, devemos aproveitar para exercitar as aprendizagens adquiridas. Dessa maneira, teremos uma comunicação contínua, transparente, clara, assertiva e de ampla escuta. É preciso ouvir e compreender seu time. Afinal, muitas boas ideias podem surgir a partir deste pequeno grupo. E é com ele que desejamos crescer, não é mesmo? Foi assim que muitas empresas se tornaram grandes.
Planeje, implante, monitore, persista, organize, crie, comunique, escute, produza, fature, valorize, incentive e cresça de maneira a levar essa equipe com você aonde quer que você vá. Assim, quando você chegar lá, poderá se tornar tão grande quanto deseja ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário