Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2013


 Geração Y

A geração Y são as pessoas que nasceram na década de 80. Eleas têm no máximo 30 anos e cresceram numa época de forte desenvolvimento tecnológico que mudou a forma das pessoas se comunicarem e trabalharem.
Diferente das gerações anteriores – a chamada geração X e sua antecessora os Baby Boomers – a geração Y tem uma filosofia de vida diferente, valores diferentes e consequentemente um padrão ético diferente.
Para a geração Y trocar de emprego a cada 2 anos é normal. Trabalhar na concorrência! Qual o problema? A geração dos Baby Boomers trabalha em média em duas ou três empresas ao longo de toda a carreira e essa troca constante de empresas, tão normal para os jovens de hoje, é vista com maus olhos pelos mais antigos.
A geração Y é movida por novidades e desafios. É uma geração multifuncional. Falar ao celular ao mesmo tempo em que trabalha no computador e assiste a TV é algo completamente normal. Eles são ágeis e dinâmicos.
A tecnologia cresceu com a geração Y. Quer saber sobre algum assunto? Procura no Google. Tudo é para ontem, eles odeiam lerdeza. Dispensam manual de instrução, aprendem tudo sozinhos, manuais são usados como último recurso apenas, fuçar é “mais legal”.
No mercado de trabalho prezam pela qualidade de vida e ambiente agradável de trabalho. São movidos por desafios e querem ser reconhecidos. Salário é importante, mas não é a principal busca.
Essa geração tem praticado menos esporte, tudo é tecnológico e o sedentarismo reina. Alimentação rápida, tipo fast-food, é sempre bem vinda. Também são menos pacientes e não gostam de ser contrariados. Andam em grupos e muitas vezes cometem crimes em grupos pela falta de tolerância com outros grupos.
Possui uma conscientização ambiental maior, uma preocupação em preservar os recursos naturais de forma a garantir que esses recursos sejam suficientes para as gerações futuras.
Em relação à economia começaram a trabalhar sobre uma moeda estável e inflação sobre controle. A forma de pensar no dinheiro é diferente. Comprar parcelado é o normal. Não são grandes investidores, gastam em tecnologia e costumem pensar os gastos não pelo preço do produto, mas analisando se a parcela cabe dentro do orçamento do mês. Isso é perigoso.
A geração Y exerce uma chefia mais democrática e não se apega as formalidades. Reuniões podem ser feitas com todos sentados ao chão e devem ser rápidas, eles não tem paciência para lenga-lenga.
Informação eles tem, habilidade e atitude também, sendo assim podemos os classificar como competentes. Às vezes são um pouco afoitos e acabam quebrando a cara, mas são talentosos, e mesclando-os com os profissionais das gerações X e Baby Boomers podem trazer grandes benefícios para as organizações em que trabalham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário