Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de março de 2013

 Momento de decisão.

Por mais racionais que as pessoas tentem ser, tomar uma decisão é sempre complicado, especialmente quando esta envolve algum tipo de julgamento. Um dos riscos que o empreendedor corre é o de agir com base apenas nas ideias e opiniões de seus colaboradores.
Hoje mesmo, um amigo meu me contava que, quando quer ouvir uma determinada resposta de alguém, ele utiliza alguns artifícios para conduzir essa pessoa à decisão pretendida. Fiquei impressionada. Eu me considero uma pessoa persuasiva, mas não a ponto de fazer com que as pessoas falem o que eu quero ouvir.
Quando ele me explicou sua técnica, percebi que eu mesma posso já ter feito isso sem perceber. Todos nós, inconscientemente, costumamos fazer um julgamento a respeito de pessoas ou situações e compartilhá-lo com nossos amigos e familiares. Como resultado, eles ficam contaminados com a nossa opinião e começam a considerá-la um ponto de referência para a construção das suas visões. Por exemplo: se eu estou carregando um pacote e falo “Nossa, como está pesado”, quando passar para outra pessoa, ela já pegará o pacote com a sensação do peso e, provavelmente, terá a mesma opinião.
Na maioria das vezes, é um processo inconsciente – tanto para quem emite a primeira opinião quanto para quem acaba concordando com ela. É natural que as pessoas busquem âncoras e parâmetros para a tomada de decisões. Uma pesquisa holandesa publicada recentemente na revista Psychological Science mostra como nossos palpites e percepções podem ser afetados até mesmo pela inclinação do nosso corpo. Imagine o efeito da opinião de outra pessoa.
Nós, empreendedores, precisamos estar especialmente atentos ao tipo de influência que recebemos sem perceber. Todos os dias, são inúmeras as decisões que precisamos tomar – das mais triviais às mais complexas. Como não podemos estar presentes em todas as situações, precisamos ouvir a nossa equipe e colher suas opiniões. Mesmo que nossos colaboradores procurem ser imparciais, nós seremos influenciados pelas suas ideias. O importante é reconhecer essa influência e utilizar critérios racionais para tomar a decisão.
Uma boa estratégia é começar a treinar com decisões mais fáceis: pense em um determinado tema e forme sua própria opinião, sem levar em consideração o que os outros pensam. Que tal começar relativizando a minha opinião expressa nesse post? Espero que eu não tenha contaminado as ideias de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário