Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de março de 2013

 Você está sofrendo da sindrome de Burnout?


Quando resolvi escrever sobre esse assunto, fui procurar a tradução de burnout e descobri que não existe uma palavra equivalente em português. A definição mais próxima seria estafa ou esgotamento profissional. Mas, seja qual for a linguagem, as características e soluções são as mesmas.
A Mayo Clinic, especializada em doenças relacionadas ao trabalho aqui nos Estados Unidos, elaborou uma lista de questões que ajuda a diagnosticar se você está sofrendo da síndrome de burnout.
• Você está sendo cínico ou crítico demais no trabalho?
• Vai arrastado para o escritório e tem dificuldade de começar as atividades?
• Sente-se irritado ou fica impaciente com funcionários ou clientes?
• Não tem energia para ser produtivo de forma consistente?
• Não se sente satisfeito com as suas realizações?
• Sente-se desiludido com seu trabalho?
• Usa comida, drogas ou bebidas alcoólicas para se sentir melhor ou esquecer?
• Apresentou mudanças de apetite ou de sono recentemente?
• Sofre de inexplicáveis dores de cabeça, nas costas ou em outras partes do corpo?
• Você passou a encarar sua empresa como apenas mais um trabalho?
Se respondeu sim a uma ou mais dessas perguntas, você pode estar sofrendo da síndrome de burnout. Mas a mais importante de todas é a última delas. Infelizmente, não é difícil para o pequeno empresário perder a paixão e a energia iniciais. Pesquisas apontam que uma grande parte deles trabalha mais de 60 horas semanais – a longa jornada diária é um dos fatores que mais contribuem para o burnout. Outros aspectos da atividade que provocam a síndrome são:
Falta de controle
Quem abre um negócio próprio acredita que isso lhe dará total controle sobre sua vida profissional. Mas a realidade pode não ser bem assim. Gerenciar empregados, clientes, fornecedores e recursos para manter o negócio funcionando pode fazer com que você se sinta perdido.
Desorganização
Talvez você tenha começado seu negócio sozinho, sem nenhuma experiência ou treinamento sobre formação de equipes. O resultado pode ter sido uma equipe de trabalho desestruturada, difícil de gerenciar.
Incompatibilidade na função
É comum o pequeno empresário exercer várias atividades de que não gosta ou para as quais não tem as habilidades necessárias. Não cometa esse erro: o melhor é contratar funcionários adequados para cada tarefa.
Atividades extenuantes
O que talvez tenha sido empolgante no passado pode ter se tornado monótono. Ou então sua empresa pode estar passando por situações que criem um certo caos. Os dois casos geram exaustão.
Então o burnout é um caso perdido? De jeito nenhum! E o que fazer para se entusiasmar novamente, antes que seja tarde?
1.Faça uma análise estratégica do seu negócio e identifique os desafios e os obstáculos que estão contribuindo para o estresse. Para retomar o controle sobre a empresa, redefina metas, objetivos e táticas.
2.Encontre um mentor ou coach. A famosa frase “é muito solitário no topo” é uma grande verdade para o pequeno empresário. Não é uma boa ideia desabafar com sócios, funcionários, amigos ou família. E não é fácil se manter objetivo com relação a si próprio ou a sua empresa. Um coach executivo ou um mentor poderá lhe dar o apoio de que você necessita.
3.Divirta-se. Não é porque trabalha 60 horas por semana que você deve deixar de lado interesses pessoais, passeios com amigos e família, ou simplesmente momentos de descanso. Coloque essas atividades na sua agenda e dê prioridade a elas, como faz com as atividades profissionais. O sucesso do seu negócio pode depender de você ser inteligente o suficiente para passar algum tempo longe dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário