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terça-feira, 12 de março de 2013

Use networking para realizar bons negócios.

Se existe uma coisa que nós mulheres sabemos fazer muito bem é falar. Mais do que falar, sabemos nos comunicar: com essa ferramenta tão poderosa, tenho visto muitas mulheres fazerem do networking um caminho para o sucesso de seus empreendimentos.
Por conta do meu blog Empreendedorismo Rosa, tenho participado de muitos eventos, alguns voltados às mulheres, outros não. Para minha alegria, vejo cada vez mais mulheres presentes e “sacando” seus cartões de visitas das bolsas, como que dizendo: “Estou aqui para divulgar meu empreendimento e conhecer o seu. Vamos conversar?”.
O termo networking poderia ser desdobrado em “net” (rede) e “working”(trabalhando). A ideia é de que todos deveriam buscar ter novos relacionamentos no âmbito do trabalho e fazer disso algo realmente positivo para o seu empreendimento.
Se você deseja ser apresentada a alguém, não basta pedir para um contato em comum fazer a intermediação: é necessário explicar por que deseja essa conexão. Também é fundamental agir com reciprocidade, atuando como uma ponte de relações de negócios. Dessa maneira, estará realizando a ideia principal da rede de relacionamentos.
Provida com esses novos contatos, não se esqueça de se autopromover, sem ser inconveniente, mas com o objetivo claro e definido de mostrar sua marca ou seu empreendimento a um possível cliente ou fornecedor. Homens são excelentes em autopromoção, fazem isso o tempo todo. As mulheres tendem a fazer o contrário: muitas vezes diminuem o seu valor e mostram dúvidas sobre a sua capacidade. Em vez disso, deveriam mostrar o quanto o seu negócio pode ser interessante e quais são as suas competências para uma possível parceria ou ação conjunta.
No livro A arte da guerra para mulheres, Chin-Ning Chu diz: “Intuitivamente, as mulheres sempre utilizaram algumas das estratégias da arte chinesa da guerra ao negociar com maridos, namorados, filhos, patrões, amigos e clientes. Nós não sabíamos que éramos estrategistas disfarçadas”.
Na hora de fazer networking, temos que ser estratégicas. Não adianta apenas tirar o cartão de sua empresa da bolsa e sair distribuindo. Lembre-se de que a lista de contatos deve ser interessante e ativa, pois o networking é uma relação “ganha-ganha”. Com ele, tenho ganhado não só parceiros profissionais, como também grandes amigos.
E você? Já entregou seu cartão de visitas a alguém hoje?
Abreijos de bom networking!

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