Use networking para realizar bons negócios.
Se existe uma coisa que nós mulheres sabemos fazer muito bem é falar.
Mais do que falar, sabemos nos comunicar: com essa ferramenta tão
poderosa, tenho visto muitas mulheres fazerem do networking um caminho
para o sucesso de seus empreendimentos.
Por conta do meu blog Empreendedorismo Rosa, tenho participado de
muitos eventos, alguns voltados às mulheres, outros não. Para minha
alegria, vejo cada vez mais mulheres presentes e “sacando” seus cartões
de visitas das bolsas, como que dizendo: “Estou aqui para divulgar meu
empreendimento e conhecer o seu. Vamos conversar?”.
O termo networking poderia ser desdobrado em “net” (rede) e
“working”(trabalhando). A ideia é de que todos deveriam buscar ter novos
relacionamentos no âmbito do trabalho e fazer disso algo realmente
positivo para o seu empreendimento.
Se você deseja ser apresentada a alguém, não basta pedir para um
contato em comum fazer a intermediação: é necessário explicar por que
deseja essa conexão. Também é fundamental agir com reciprocidade,
atuando como uma ponte de relações de negócios. Dessa maneira, estará
realizando a ideia principal da rede de relacionamentos.
Provida com esses novos contatos, não se esqueça de se autopromover,
sem ser inconveniente, mas com o objetivo claro e definido de mostrar
sua marca ou seu empreendimento a um possível cliente ou fornecedor.
Homens são excelentes em autopromoção, fazem isso o tempo todo. As
mulheres tendem a fazer o contrário: muitas vezes diminuem o seu valor e
mostram dúvidas sobre a sua capacidade. Em vez disso, deveriam mostrar o
quanto o seu negócio pode ser interessante e quais são as suas
competências para uma possível parceria ou ação conjunta.
No livro A arte da guerra para mulheres, Chin-Ning Chu diz:
“Intuitivamente, as mulheres sempre utilizaram algumas das estratégias
da arte chinesa da guerra ao negociar com maridos, namorados, filhos,
patrões, amigos e clientes. Nós não sabíamos que éramos estrategistas
disfarçadas”.
Na hora de fazer networking, temos que ser estratégicas. Não adianta
apenas tirar o cartão de sua empresa da bolsa e sair distribuindo.
Lembre-se de que a lista de contatos deve ser interessante e ativa, pois
o networking é uma relação “ganha-ganha”. Com ele, tenho ganhado não só
parceiros profissionais, como também grandes amigos.
E você? Já entregou seu cartão de visitas a alguém hoje?
Abreijos de bom networking!
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